Obras > Fundação Centro Social N. Senhora do Paço | Barbacena
Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço | Barbacena
A Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, com quase dois séculos de existência, desde 1863. Ao longo do tempo, adaptou-se tanto em infraestrutura quanto nas respostas sociais oferecidas, acompanhando as necessidades da comunidade que serve, mantendo-se assim interventiva e atual diante dos desafios sociais contemporâneos.
Começou como “Recolhimento de Órfãs”, sob a direção de Madre Maria Isabel da Santíssima Trindade. Na década de 1960, o internato foi substituído pelo Semi-Internato de Barbacena, na modalidade de jardim-de-infância.
Posteriormente, novas valências foram incorporadas para responder às necessidades das famílias, passando a denominar-se Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço. Hoje, oferece diversas respostas sociais, incluindo Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI), Centro de Dia, Apoio Domiciliário, creche e pré-escolar.
Missão:
Cuidar da Pessoa no seu todo, seja ela Idosa ou Criança, atendendo às necessidades e desafios do Meio.
Serviços:
Estrutura Residencial para Pessoas Idosas
Servimos cerca de 30 idosos nesta resposta social, 24h por dia, de forma a garantir o seu bem-estar físico, emocional e social, num acompanhamento individualizado, em parceria com as suas famílias e toda a comunidade.
Centro de Dia
Acolhemos também idosos que participam nas atividades e nas dinâmicas da ERPI apenas durante o dia, de forma a prevenir o isolamento social e auxiliar as suas famílias, para que possam continuar a cuidar dos seus familiares.
Serviço de Apoio Domiciliário
Alguns utentes permanecem nas suas casas e vamos fazendo-nos presentes, levando alimentação, medicamentos e ajudando na higiene de adultos ou idosos vulneráveis.
Creche e Pré-Escolar
A intergeracionalidade é uma realidade nesta instituição. A Creche, dos 0 aos 3 anos e o Ensino Pré-escolar, dos 3 aos 6 anos, fazem-nos participar, junto com os seus pais, do seu crescimento, trabalhando para que se tornem crianças seguras e felizes.




